História

  • Data de Inauguração

    Inaugurada em 7 de novembro de 1982, a Estação da Lapa é hoje o maior terminal rodoviário da cidade de Salvador recebendo mais de 80 linhas de ônibus urbanos, 21 do transporte metropolitano e cerca de 430 mil passageiros por dia, com um fluxo médio de 325 coletivos por hora.
  • Como é conhecida

    Sendo popularmente conhecida como Estação da Lapa, por estar próxima ao Convento da Lapa, localizado na Avenida Joana Angélica, no centro da capital baiana, o terminal é oficialmente registrado como Estação de Transbordo Clériston Andrade, em homenagem ao ex-prefeito de Salvador, falecido um mês antes da sua inauguração.
  • Situação em que se encontrava

    Formada por uma complexa estrutura de concreto armado convencional e pré-moldados, desde sua entrega a população, nunca passou por um processo de requalificação estando, em 2014, com seu estado de conservação precário e deficiente em diversos aspectos, entre eles, a limpeza, iluminação e ordenamento. A situação em que se encontrava o terminal levou a Prefeitura Municipal de Salvador a abrir um processo licitatório, no segundo semestre de 2014, para contratar empresas que se interessassem pela requalificação, administração, operação, manutenção e gerenciamento da estação, através de uma concessão onerosa de serviços.
  • Requalificação

    O Consorcio Nova Lapa apresentou proposta que, tendo vencido a licitação, ganhou a concessão da Estação da Lapa, por um período de 35 anos. A empresa Nova Lapa Empreendimentos SPE S/A, posteriormente constituída, assumiu a operação no dia 13 de janeiro de 2015, ficando responsável pela administração, operação, manutenção, limpeza, segurança patrimonial e ordenamento. As obras de requalificação da Estação da Lapa devem durar cerca de 12 meses e, sua conclusão, prevista para o primeiro semestre de 2016.
conheca shopping